sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Experiência de escolarização familiar

Nesse breve relato vou contar a experiência de escolarização das últimas quatro gerações  de minha família, da qual tenho muito orgulho de dizer,  que sou o primeiro membro a ter um nível superior, pois meus avós maternos eram totalmente analfabetos e, assim criaram seus 14 filhos.
Minha mãe nunca foi à escola, e como era uma das filhas mais velhas, desde muito pequena foi trabalhar na lavoura de café e laranja (nos sul de Minas gerais), para ajudar nas despesas da casa. Depois de adulta, casada e mãe de quatro filhos, ela tinha muita vontade de estudar, mas não conseguimos convencê-la a ir para a escola, morria de vergonha e dizia que era muito velha para entrar em uma sala de aula.
Meus avós  paternos tiveram algum estudo, mas muito básico. Minha avó Heloísa  era dona de casa e tinha apenas o Ensino Fundamental e meu avô era policial militar, mas como o meu pai, ele também só tinha o Ensino Médio.
Apesar de minha mãe não ter estudo, sempre me incentivou muito a estudar, pois era a prova viva das limitações que sofrem as pessoas pela falta do estudo, por isso não cogitava a possibilidade de ver sua história se repetir com seus filhos.
Meu pai, por ter algum estudo, foi nossa âncora.Chegava do serviço tarde e cansado, mas estava sempre disposto  a nos ajudar com os temas ou explicar alguma coisa que não tínhamos entendido na escola. Com sua ajuda, esforço e dedicação, eu e minha irmã conseguimos obter o nível superior, me formei em Letras e ela em Matemática. Somos o orgulho dele, e ele o nosso.
Hoje eu tenho um filho lindo que está com oito aninhos, mas já cursa o terceiro ano do Ensino Fundamental, em uma turma que os alunos têm em média um ano a mais que ele. É extremamente esforçado e desde pequeno apaixonado por leitura. É minha vida, meu orgulho e esperança de continuação de um caminho que começei a trilhar, mas espero que ele consiga ir bem mais longe que eu e seu pai conseguimos.

Um comentário: