domingo, 12 de dezembro de 2010

Reflexão sobre o ensino de língua portuguesa e a formação continuada

Refletir sobre a língua portuguesa não é uma tarefa fácil, ensiná-la é menos ainda, por isso, me considero privilegiada em fazer parte desse seleto grupo de professores, contemplados com  o Curso de Especialização em Letras e Linguagens pela Universidade Federal do  Pampa (UNIPAMPA), pois propicia  o aprimoramento da nossa competência linguística e profissional,  dando-nos  condições teóricas e práticas para a melhoria do desempenho dos alunos e, consequentemente, qualificando o ensino.
Muito se discute sobre estratégias para o ensino de língua materna, mas apesar da possiblidade de traçar estratégias, o ensino de língua portuguesa não pode ser algo estanque, uma vez que não existe homogeneidade nas salas de aula, e lidamos com alunos portadores  dos perfis mais variados, tendo que acomodar nossa prática as capacidades e necessidades dos mesmos.
                As propostas de ensino que nos são apresentadas hoje são inovadoras, mas infelizmente,  muitas vezes, nos sentimos de mãos atadas diante de escolas e colegas extremamente conservadores, que na maioria das vezes, por comodismo rejeitam o que é novo.
Trabalhar sem nos preocupar apenas com aquilo que o aluno precisa saber em termos de conteúdo  e,  que lhe será cobrado futuramente, não significa dar a ele  um ensino de qualidade, mas devemos também valorizar o seu conhecimento prévio , contemplar a oralidade e trabalhar a leitura e a escrita como um processo.
O Curso de Especialização em Letras e Linguagens,  ampliou meus horizontes. É um ambiente de troca de experiências onde dividimos nossas dúvidas, anseios e inquietações, com o intuito não apenas de apontar os problemas relativos ao ensino de língua materna, mas discutir alternativas  que atendam aos desafios impostos pela sala de aula.
Hoje me vejo   empenhada em inovar,  motivar e  despertar o interesse do aluno, pois ele é nosso foco, por isso independentemente das dificuldades que encontraremos no caminho,  sermos  responsáveis por pequenas mudanças , mas com resultados significativos é mais um impulso para que continuemos nossa trajetória de educador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário